Dicas para alunos

Abaixo, em cada aba, você encontrará diversos links que poderão ser úteis na sua vida acadêmica. Alguns links são exclusivos para alunos da Universidade Estadual de Londrina.

Além deles, você poderá se beneficiar visitando as páginas de “Sugestões de Livros” e de “Vídeos“, além da página de “Links” desse site.


Escrita científica

Um excelente trabalho acadêmico é, entre outras coisas, um trabalho bem escrito! Escrever trabalhos acadêmicos (TCC, Dissertações, Teses, artigos etc.) não é fácil. Por isso, seguem algumas dicas de sites nos quais você poderá aprender (mais) sobre como escrever um trabalho científico.

Escrita Científica (Prof. Dr. Valtencir Zucolotto)

Esta plataforma de ensino a distância (EAD) foi especialmente desenvolvida para o treinamento na área de Escrita Científica. O site traz uma série de materiais, incluindo apostilas e vídeo-aulas, baseados em mais de uma década de experiência do Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, na criação e aplicação de cursos e minicursos em Escrita Científica, e como Editor Associado de Revistas Científicas Internacionais. Nessa nova versão do curso, totalmente reformulada e ampliada, os cursos são separados por grandes áreas, buscando-se reconhecer e aplicar as particularidades pertinentes de cada área no processo de escrita de artigos de alto impacto. Os cursos são apresentados em 8 módulos, contendo 3 partes: Estrutura, Linguagem e o Processo Editorial, e foram desenvolvidos especialmente para qualificar cientistas, pesquisadores e alunos de pós-graduação para o processamento e produção de Artigos Científicos de Alto Impacto (do site em 14/12/2016).

Curso Método Lógico para Redação Científica (Dr. Gilson Luiz Volpato)

Você pode acessar o site do Dr. Volpato no link acima. Há diversos vídeos sobre o tema de interesse. Entretanto, ao acessar os vídeos do Youtube, você encontrará 42 vídeos com o curso elaborado em parceria com a UNESP. Acesse o vídeo da AULA 01 – INTRODUÇÃO no Youtube e, a partir daí, vá acessando os outros 41 vídeos (que vão aparecer como opção para você).

Normalização

Normalização de trabalhos acadêmicos (USP-SP)

A normalização de um trabalho científico é extremamente importante em qualquer produção acadêmica/científica. Todo trabalho acadêmico (ou artigos científicos) possui normas de apresentação. As normas da ABNT e da APA são as mais utilizadas em Psicologia. A maioria das bibliotecas universitárias (por exemplo, a Biblioteca da UEL*) contam com um serviço de normalização e instruções básicas ou resumos das normas em suas páginas. No link acima você acessará a página de “Manuais de Normalização” da biblioteca do IPUSP. Nela você terá acesso aos arquivos PDF com os seguintes conteúdos (que podem ser acessados, do site da biblioteca do IPUSP, nos links abaixo):

Online Writing Lab (OWL)**

Se a língua inglesa não é um problema para você, acesse o site da Online Writing Lab (OWL). Você encontrará recursos excelentes para escrever seus artigos! Clicando no link acima você acessará a parte referente as normas da APA. Navegue pelos links. Você encontrará, inclusive, modelo de artigo comentado em todas as suas partes constituintes (que pode ser baixado em PDF). Se a língua inglesa for um problema, a ponto de você não conseguir entender o conteúdo desse site, você precisa superar esse problema rapidamente!

Consulte também o site da APA para aquisição do livro APA Publication Manual 6ª ed. (em inglês) ou o site da Editora Penso (Grupo A) para aquisição do livro Manual de Publicação da APA 6ª ed. (em português).

—————-

* A Biblioteca da UEL dá ênfase às normas da ABNT e não possui modelos da APA.

** Agradeço à Profª Drª Camila Muchon de Melo pela excelente dica desse site!

CAPES

Portal de Periódicos da CAPES

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 123 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual (do site em 01/06/2016).

Todavia, ao acessar o Portal você irá se deparar com a seguinte mensagem: “Você está acessando o conteúdo gratuito do Portal. O conteúdo assinado está disponível para os acessos com IP identificado das instituições participantes“.

Todavia, os alunos e servidores da UEL podem acessar o conteúdo restrito acessando o Portal de Periódicos a partir da rede da UEL ou de qualquer lugar seguindo as instruções fornecidas pela ATI da UEL.

Sistema de Disseminação de Informações (SDI)

A CAPES disponibilizou, em junho de 2016, em seu site uma nova plataforma que traz ao público vários dados da Pós-graduação brasileira. Trata-se do Sistema de Disseminação de Informações (SDI). A referida plataforma é composta pelos módulos: Portal Transparência CAPES (informações dos bolsistas); Dados Abertos (informações da Pós-graduação e da educação brasileira); Banco de Teses e Dissertações (resumos e textos completos); Geo CAPES (dados estatísticos) entre outros.

Lattes

É muito importante que você tenha seu currículo acadêmico-profissional cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq. Esta plataforma é muito utilizada em casos de pedidos de bolsas, seleção de alunos para a pós-graduação, busca de profissionais etc. Muita gente tem dificuldade em preencher o currículo na Plataforma Lattes. Selecionei um vídeo (mais básico) que mostra os passos iniciais do preenchimento do Currículo Lattes e um Manual de Utilização e Preenchimento do Currículo Lattes elaborado pela Profa. Dra. Caroline Kraus Luvizotto, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNOESTE, que está disponível no SlideShare.

Ficha Catalográfica

Ficha Catalográfica online da UEL

Excelente serviço para os alunos de pós-graduação da UEL. O Sistema de Bibliotecas da UEL possui um programa para geração automática de Ficha catalográfica de teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação da UEL. O mesmo pode ser acessado na página da biblioteca (www.uel.br/bc/ficha) ou clicando no link acima e, depois, na página do Sistema de Bibliotecas da UEL, no link “Serviços/Ficha catalográfica online”.