Entrevista com Maria Amélia Matos

Sobre o vídeo

Este vídeo traz uma entrevista, realizada em 2004, com a professora Dra. Maria Amélia Matos, uma das pioneiras do curso de Psicologia no Brasil e uma das pioneiras no ensino de Análise do Comportamento. Maria Amélia estudou, pesquisou e ministrou, entre outros, cursos sobre controle aversivo e controle de estímulos. Durante muitos anos ministrou o curso “Comportamento e Aprendizagem” na pós-graduação da USP (que eu tive o privilégio de cursar em 2000).

A entrevista foi feita por Hélio Guilhardi e Maria Amália P. A. Andery (PUC-SP). Maria Amélia conta sobre a vinda do professor Keller ao Brasil e o início dos laboratórios de Análise Experimental do Comportamento (AEC); as experiências com a instrução programada; os anos passados na Columbia University; seus contatos com Bill Cumming e com Schoenfeld e outros expoentes da Análise Experimental do Comportamento.

Na entrevista “aparecem” ouras figuras importantes para a Psicologia de um modo geral e a Análise do Comportamento, mais especificamente. Entre outros, são citados Carolina Bori, Dora Fix Ventura, Rodolfo Azzi, Isaias Pessotti, Mario Guidi, Maria de Lourdes Pavan.

Entre os diversos assuntos abordados, um me parece muito crucial: a importância do laboratório didático para o ensino de Análise do Comportamento na graduação. De 2004, quando a entrevista foi dada, até hoje as coisas só pioraram neste sentido. Os cursos de Psicologia e a formação dos analistas do comportamento estão cada vez mais “livrescos”, com pouca vivência em pesquisa e experimentação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *