LINKS ÚTEIS

Behaviorismo/Análise do Comportamento

Boteco Behaviorista (Canal do YouTube)

No Boteco Behaviorista há encontros “de behavioristas radicais transmitido e gravado ao vivo, com objetivo de discutir temas diversos relacionados à Análise do Comportamento de forma informal e descontraída” (do site em 28/05/2016). Criado por  Felipe Epaminondas e César A. A. Rocha, é transmitido aos domingos (não todos) às 20h com duração aproximada de 1h-1h20. Cada encontro trata de um tema em Análise do Comportamento com a participação de diversos profissionais da área. Iniciativa excelente dos seus idealizadores e com um sucesso fantástico. Vale muito a pena conferir!

Comporte-se

O Comporte-se poderia estar, como já esteve, na lista “Blog/Site Pessoal”. Está aqui porque é muito Análise do Comportamento! O blog possui muitas entrevistas interessantes e links úteis sobre Análise do Comportamento. Segundo seu autor, o “objetivo é contribuir com a difusão da Análise do Comportamento, Neurociências e Psicologia Cognitivo-Comportamental no Brasil, divulgando material de qualidade e apoiando eventos que partilhem desta meta. Todo o material publicado em nosso site passa por cuidadosa revisão de nossa equipe de revisores, composta por mestres e doutores da área.” (do site em 30/05/2016). Hoje é o principal blog de Análise do Comportamento do Brasil!

Periódicos

Acta Comportamentalia

Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análise do Comportamento (ISSN: 0188-8145) é um periódico quadrimestral (publicado em abril, agosto e dezembro de cada ano) da Universidad Veracruzana (México). O periódico teve início em 1993. No site há um link para “Arquivos” [Archivos] em que você poderá entrar em cada um dos números do periódico para baixar os arquivos dos artigos em PDF. A maioria dos artigos são em espanhol ou português, mas a revista publica também artigos em italiano e francês. O site está em espanhol (em 21/05/2016).

Analysis of Verbal Behavior

O periódico The Analysis of Verbal Behavior (ISSN 0889-9401) é publicado anualmente pela Association for Behavior Analysis International. O periódico faz parte do catálogo da Springer. Nascido em 1982, publica principalmente trabalhos experimentais ou teóricos relevantes para uma análise comportamental do comportamento verbal. Os artigos cobrem os tópicos: operantes verbais elementares, autoclíticos, eventos privados, comportamento governado por regras, epistemologia, comportamento verbal científico, aquisição da linguagem, avaliação e formação da linguagem, comportamento verbal dos não-humanos, metodologia de pesquisa sobre o comportamento verbal, e história da análise do comportamento verbal. No site da PubMed Central você encontrará o periódico online desde o Volume 1 até o Volume 29 (em 21/05/2016).

Behavior Analyst

O periódico Behavior Analyst (ISSN: 0738-6729, print version; 2196-8918, electronic version) faz parte do catálogo da Springer  e é uma publicação oficial da ABA Internacional que começou a ser publicado em 1978. Sua publicação é semestral e contém artigos sobre tópicos teóricos, experimentais e aplicados na Análise do Comportamento, além de revisões da literatura, re-interpretações de dados publicados e artigos sobre o behaviorismo como uma filosofia. É uma das publicações mais importantes para os Analistas do Comportamento. No site da PubMed Central você encontrará o periódico online desde o Volume 1 de 1978 até o Volume 36 de 2013 (em 21/05/2016).

Classics in the History of Psychology

Embora não se trate de um periódico, este link foi colocado aqui por apresentar diversos textos no formato HTML. O site foi desenvolvido por Christopher D. Green da York University, Toronto, Canadá. Você encontrará textos clássicos da Psicologia como um todo. É possível encontrar textos de Berkeley; Boring; Paul Broca; Cattell; Darwin; Dewey; Eysenck; Fechner; Freud; Galton; Guthrie; Hull; William James; Jung; Köhler; Koffka; Lashley; Maslow; Carl Rogers; Skinner; Thorndike; Titchener; Tolman; Watson; Woodworth; Wundt; entre outros. Os textos também estão divididos por tópicos, tais como Behaviorism, Cognition, Evolutionary Theory, Experimental Psychology; Functionalism & Pragmatism; Gestalt Theory; History of Psychology; Neuropsychology; Perception, Wundt & Structuralism. O site e os textos estão em inglês no formato HTML. Útil para estudantes, professores e pesquisadores.

Experimental Analysis of Human Behavior Bulletin (EAHB)

O EAHB (ISSN: 1938-7237) é um periódico online mantido pelo Experimental Analysis of Human Behavior Special Interest Group, um grupo organizado sob os auspícios da ABA, dedicado a promover e dar suporte à pesquisa básica analítico-comportamental com participantes humanos. Há artigos e resumos de artigos para leitura online ou para download no formato PDF. Clique no item “Bulletin”, no canto superior direito da página, para acessar os volumes do periódico. O site e os artigos estão em inglês (em 21/05/2016).

Interação em Psicologia (Curitiba)

O periódico Interação em, Psicologia (ISSN: 1981-8076) está vinculado ao curso de Psicologia da UFPR. Trata-se de uma publicação semestral de trabalhos originais relacionados à Psicologia e áreas afins que se enquadram nas seguintes categorias: relatos de pesquisa, estudos teóricos, revisões críticas da literatura, relatos de experiência profissional, resenhas, notícias, carta ao editor, notas técnicas e comunicações breves sobre pesquisa. No site você encontrará artigos em PDF da revista desde seu Volume 1 de 1997 (em 22/05/2016).

Journal of Applied Behavior Analysis (JABA)

Fundado em 1968, o JABA (Online ISSN: 1938-3703) é um periódico que publica pesquisas sobre aplicações da Análise Experimental do Comportamento. O periódico é publicado trimestralmente pela Society for the Experimental Analysis of Behavior do Departamento de Psicologia da Universidade de Indiana. No link do PubMed Central você encontrará a coleção desde o Volume 1 de 1968 até o Volume 45 de 2012. De 2013 para cá, o periódico faz parte do catálogo da Wiley Online Library (em 22/05/2016).

Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry

O Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry (ISSN: 0005-7916) é um periódico sobre “Psicopatologia Experimental”. O periódico foca principalmente sobre os testes experimentais de abordagens psicológicas para desordens comportamentais. Os artigos publicados geralmente se referem a diferenças entre grupos de pacientes específicos e outros grupos; mecanismos que causam e perpetuam desordens; diagnóstico e procedimentos terapêuticos. Os participantes das pesquisas podem ser pacientes, pessoas “saudáveis” ou organismos não-humanos, dependendo da questão de pesquisa que pretende ser respondida. O site está em inglês (em 22/05/2016).

Journal of the Experimental Analysis of Behavior (JEAB)

Fundado em 1958, o JEAB (Online ISSN: 1938-3711) é um dos mais importantes periódicos de Análise Experimental do Comportamento. O periódico destina-se, principalmente, a publicação de experimentos originais relevantes para a compreensão do comportamento de organismos individuais. Artigos de revisão e teóricos também são publicados, mas em menor número. O periódico é publicado bimestralmente pela Society for the Experimental Analysis of Behavior do Departamento de Psicologia da Universidade de Indiana. No link do PubMed Central você encontrará a os artigos em PDF desde o Volume 1 de 1958 até o Volume 98 de 2012. De 2013 para cá, o periódico faz parte do catálogo da Wiley Online Library (em 22/05/2016).

Perspectivas em Análise do Comportamento

Perspectivas em Análise do Comportamento (ISSN: 2177-3548)  é uma Revista Eletrônica semestral publicada pelo Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Tem como objetivo principal a publicação de artigos inéditos destinados à discussão de temas referentes ao behaviorismo radical e à análise do comportamento com destaque para análises sobre o desenvolvimento histórico, filosófico, conceitual, metodológico e tecnológico da área. São aceitos artigos de estudos teóricos, estudos experimentais básicos e aplicados, revisões da literatura (revisões sistemáticas e meta-análises), relatos de pesquisa histórica, resenhas, cartas ao editor e notas técnicas. Notícias também poderão ser publicadas a critério do Corpo Editorial (em 22/05/2016).

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Psicologia: Teoria e Pesquisa (ISSN 1806-3446, versão Online ) é um periódico técnico-científico trimestral editado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Classificado como periódico A1 pela Comissão CAPES/ANPEPP, é considerada uma das melhores publicações da área. Seu objetivo é publicar trabalhos originais relacionados à Psicologia que se enquadrem nas seguintes categorias: relato de pesquisa, estudo teórico, relato de experiência profissional, revisão crítica de literatura, comunicação breve, carta ao editor, nota técnica, resenha. Notícias também podem ser publicadas, a critério do Editor. O site está em português e inglês (em 22/05/2016).

Psicologia: Reflexão e Crítica

Publicada desde 1986 pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Psicologia: Reflexão e Crítica foi, de 1986 a 1997 uma publicação semestral; de 1998 a 2010 uma publicação quadrimestral e, a partir de 2011, passou a ser uma publicação trimestral. Outra das melhores publicações da área de Psicologia, classificado como periódico A1 pela Comissão CAPES/ANPEPP.  No site da Scielo há acesso para artigos desde o Volume 10 de 1997 até o Volume 28 de 2015. Atualmente o periódico faz parte do catálogo  da SpringerOpen e publica apenas artigos em inglês.

Revista Brasileira de Análise do Comportamento (REBAC)

Trata-se de um publicação vinculada a vários programas de pós-graduação e centros de pesquisa em análise do comportamento (listados no site). “A Revista Brasileira de Análise do Comportamento é uma publicação semestral que visa divulgar a análise do comportamento no Brasil e no exterior, publicando textos originais em português e inglês na forma de artigo teórico, análise conceitual, relato de pesquisa e comunicação breve de pesquisa. A revista publica também artigos que contribuam para a preservação da história da Análise do Comportamento e do Behaviorismo e a tradução para o português de artigos clássicos” (do site em 22/05/2016). A página inicial está desatualizada, mas se você clicar no item “ANTERIORES” do menu, irá ter acesso a todos os volumes já publicados desde o Volume 1 de 2005.

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC)

A RBTCC é uma publicação da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC) que “tem como objetivo publicar artigos com abordagem comportamental, principalmente, mas não somente, baseados na Análise do Comportamento. São aceitos artigos com conteúdo experimental, conceitual e aplicado em quaisquer áreas do conhecimento ou da atividade humana.” (do site em 22/04/2016). Todos os volumes, desde o Volume 1 de 1999, estão online.

Revista Mexicana de Análisis de la Conducta (Mexican Journal of Behavior Analysis)

A Revista Mexicana de Análisis de la Conducta (Mexican Journal of Behavior Analysis) é um periódico quadrimestral, editado desde 1975, que publica artigos originais de pesquisa básica e aplicada em áreas relevantes do comportamento humano e não-humano. O periódico publica artigos em espanhol e inglês. No canto superior direito do site há um item do menu chamado “All Journal Issues“. Clicando nesse item você terá acesso a uma lista, em uma coluna à direita da página, com os links dos volumes publicados online desde o Volume 3 de 1977 (em 22/05/2016).

Temas em Psicologia

Temas em Psicologia é uma publicação trimestral da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e existe desde 1993.  Você pode acessar todos os artigos da revista no site do PePsic.

Organizações

American Psychological Association (APA)

Com sede em Washington, DC, a APA é uma organização científica e profissional que representa a Psicologia nos Estados Unidos. O objetivo da APA é contribuir para o avanço da Psicologia como ciência e profissão, contribuindo para promover a saúde, a educação e o bem estar humano. O site está em inglês e contém milhares de informações. Pode-se gastar horas percorrendo dezenas e dezenas de páginas, muitas, porém, com acesso exclusivo para os membros da APA (em 22/05/2016).

Association for Behavior Analysis International (ABAI)

A ABAI é uma organização internacional cuja missão é desenvolver, aumentar e dar suporte ao crescimento e vitalidade da Análise do Comportamento através de pesquisa, educação e prática. O site está em inglês e há muita informação sobre a organização, incluindo os encontros (meeting). Vale muito a pena gastar horas navegando pelas informações do site. Tudo em inglês, claro (em 22/05/2016).

Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC)

“A ABPMC foi fundada em 1991 com o objetivo de congregar psicólogos e profissionais de outras áreas interessados na disseminação e no desenvolvimento científico e tecnológico da Análise do comportamento, da terapia comportamental e da medicina comportamental. Apesar de inicialmente denominada Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, desde o início abrigou profissionais de diversas áreas, envolvidos com ensino, pesquisa e prestação de serviço em Análise do comportamento em vários contextos. Em função dessa diversidade, a partir de 2011 a Associação retirou o termo ‘psicoterapia’ de sua denominação e passou chamar-se Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), mantendo inalterada sua sigla original” (do site em 22/05/2016). desde sua origem, realiza Encontros anuais nos quais participam profissionais e estudantes de todo o Brasil. Em 2004 a ABPMC realizou seu Encontro em conjunto com a Association of Behavior Analysis (ABA) dos Estados Unidos, dando ao evento caráter e projeção internacionais de indiscutível relevância. Desde 1999 publica, semestralmente, uma revista especializada chamada Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva além de outras publicações que podem ser acessadas pelo site, que está em português e traz informações sobre os Encontros Anuais e outras informações interessantes. Associe-se!

Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-PSI)

A BVS-Psi “tem como objetivo garantir o acesso à informação de forma rápida e precisa, através da seleção, organização e disseminação da informação neste espaço virtual especializado, assegurando ao psicólogo e pesquisador da Psicologia o acesso eficiente, online e eqüitativo aos produtos e serviços de qualidade disponibilizados na Internet e especialmente desenvolvidos para a sua qualificação profissional. Este instrumento busca contribuir para a atualização profissional do psicólogo, assim como para o avanço da pesquisa científica no Brasil e na América Latina. Alinhada com os objetivos da Biblioteca Virtual em Saúde para América Latina e Caribe (BVS), a BVS-Psi opera fontes de informação disponibilizadas na Internet por produtores, integradores e intermediários, obedecendo a controles de qualidade e metodologias comuns. A BVS-Psi é resultado da parceria entre a Rede Nacional de Bibliotecas da Área de Psicologia, sob a coordenação do Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Organização Pan-Americana da Saúde – representação Brasil, através de seu Centro Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde – BIREME” (do site em 02/11/2009). Há muita coisa interessante para pesquisar no site.

Conselho Federal de Psicologia (CFP)

O Conselho Federal de Psicologia – CFP é uma autarquia de direito público, com autonomia administrativa e financeira, cujos objetivos, além de regulamentar, orientar e fiscalizar o exercício profissional, como previsto na Lei 5766/1971, regulamentada pelo Decreto 79.822, de 17 de junho de 1977,  deve promover espaços de discussão sobre os grandes temas da Psicologia que levem à qualificação dos serviços profissionais prestados pela categoria à sociedade. Órgão central do Sistema Conselhos, o CFP tem sede e foro no Distrito Federal e jurisdição em todo o território nacional (do site em 22/05/2016).

Comunidade Los Horcones – México

Fundada em 1973, Los Horcones é uma comunidade do tipo Walden Two. Seu objetivo é buscar um estilo de vida baseado, entre outras coisas, na cooperação, não-violência, sustentabilidade ecológica. Sua característica marcante é a aplicação da ciência do comportamento no delineamento, análise e mudança cultural. Você encontrará textos, produzidos pela comunidade, que procuram informar sobre o funcionamento da comunidade em relação a temas como economia, família, educação, ecologia, trabalho, saúde, recreação, religião, entre outros. Também você encontrará textos abordando os temas como autismo, educação especial, Skinner, Keller, Behaviorismo Radical, análise do comportamento etc. Como eles mesmos escrevem “Los Horcones não é uma comunidade ideal”; eles têm problemas que procuram superar constantemente. Mas é esse o fundamento de uma comunidade baseada na experimentação. O site está em inglês, francês e, claro, espanhol (em 22/05/2016).

Fundação B. F. Skinner

A Fundação B. F. Skinner tem por objetivo publicar trabalhos literários e científicos em Análise do Comportamento e ensinar profissionais e público em geral sobre a ciência do comportamento. O site está em inglês. Há muito livros e e-books, principalmente os de Skinner (claro), que podem ser adquiridos por preços bem justos. Também há a revista [magazine] Operants que é grátis e muito bacana (em 22/05/2016).

Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento

Sucessor do Núcleo Paradigma, o Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento é uma organização sem fins lucrativos que visa desenvolvimento tecnológico com aplicação voltada à demanda social e formação de alta qualidade científica no âmbito das ciências do comportamento. Voltado à pesquisa e ao ensino da Análise do Comportamento, desde 2005 o Paradigma atua buscando soluções para problemas relacionados ao comportamento humano por meio de estudos, desenvolvimento de tecnologia e aplicação de conhecimentos oriundos desta tecnologia. Os profissionais do Paradigma são autores de inúmeras publicações destinadas à formação, pesquisa e prática em Análise do Comportamento, com alto impacto e influência sobre a produção da área (do site em 22/05/2016). Há muitas informações sobre cursos e eventos para quem deseja uma formação continuada.

Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)

A SBP foi criada em 1991, como sucessora da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto fundada em 1971. É entidade civil sem fins lucrativos, sem vinculações políticas, ideológicas ou religiosas, com sede e foro na cidade de Ribeirão Preto, SP. Há mais de três décadas, esta Sociedade tem trabalhado para o desenvolvimento da Psicologia em suas mais diversas abordagens. A SBP é responsável pela publicação do periódico “Temas em Psicologia” e realiza uma Reunião anual  excelente. O site está em português e nele você encontra notícias, informações sobre a Reunião Anual da SBP, informações sobre outros eventos, divulgações sobre livros publicados por seus associados, artigos etc.. Há também links para várias páginas de interesse dos psicólogos de um modo geral. Associe-se! Vale a pena.

Universidades/Pós-graduações

Instituto de Psicologia da USP (IPUSP)

O site do Instituto de Psicologia da USP contém diversas informações sobre o curso de graduação (Histórico, Psicologia: Objeto de Estudo e Áreas de Atuação, Currículo, Informações Gerais, Disciplinas Obrigatórias, Disciplinas Optativas, entre outras) e os de pós-graduação (Áreas de Concentração, Corpo Docente, Calendário de Atividades, Disciplinas, Informações para os Alunos Ingressantes, Informações do Processo Seletivo, Formulários, entre outras). Você também encontrará a programação das defesas de Teses e Dissertações e Cursos e Eventos a serem realizados no IPUSP. Há também um link para a biblioteca do Instituto com diversos conteúdos úteis, tais como, horário e endereço da biblioteca, Produtos e Serviços oferecidos, Bases de Dados online, Biblioteca Virtual de Psicologia etc. Vale a pena conferir!

Pós Graduação em Análise do Comportamento (Mestrado, UEL)

O Programa foi aprovado pela CAPES em novembro de 2004 e é ofertado pelo Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento (PGAC) do Centro de Ciências Biológicas da UEL. A primeira turma do Programa teve início das atividades em março de 2005. Este Programa têm por objetivos formar analistas do comportamento para atuarem no ensino superior e para atuarem em atividades de pesquisa que fortaleçam a produção de conhecimento em análise do comportamento em níveis teórico-conceitual e metodológico e formar analistas do comportamento habilitados a interpretar e solucionar problemas de ordem comportamental próprios de demandas regionais ou de diferentes campos de atuação através da produção ou adaptação de tecnologias apropriadas. Curtam também a página do programa no FaceBook: https://www.facebook.com/analisedocomportamentouel.

Pós-Graduação em Ciências do Comportamento (UnB)

O programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade de Brasília subdividiu-se em quatro programas (aprovados pelo MEC): Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações; Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde; Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura e Pós-graduação em Ciências do Comportamento. “O Mestrado tem como objetivo promover a competência científica no campo de Ciências do Comportamento, contribuindo para a formação inicial de docentes e pesquisadores. O Doutorado tem como objetivo formar profissionais que atuem como pesquisadores independentes e como docentes no ensino superior de graduação e pós-graduação em Ciências do Comportamento. Os cursos de Mestrado e Doutorado são organizados em duas grandes áreas de concentração: Análise do Comportamento e Cognição e Neurociências do Comportamento. A área de Análise do Comportamento tem por objetivo produzir conhecimentos sobre processos básicos do comportamento humano e animal e investigar e interpretar fenômenos comportamentais, a partir de relações funcionais estabelecidas por contingências ambientais naturais diversas. Utiliza o referencial teórico-metodológico da Análise do Comportamento. A área de Cognição e Neurociências do Comportamento tem por objetivo produzir conhecimento sobre processos cognitivos e psicobiológicos do comportamento humano e animal, em especial aqueles relacionados a memória, percepção, emoção e ecologia do comportamento animal”(do site em 30/05/2016). Confira no site os objetivos, linhas de pesquisa, processo seletivo, corpo docente, entre outras informações.

Pós-Graduação em Educação Especial (UFSCar)

O Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar foi o primeiro programa implantado no país, e desde então se constitui no único programa específico da área. O Mestrado teve início em 1977 e o a aprovação da CAPES para a abertura do doutorado foi conquistada em 1999. Atualmente, existem vários outros programas de pós-graduação, sobretudo na área de Educação, que constituíram eixos temáticos, núcleos ou linhas de pesquisas dedicados à Educação Especial. Você encontrará informações úteis sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (Mestrado e Doutorado), tais como, histórico do curso, proposta e objetivos do programa, laboratórios, acervo, corpo docente, disciplinas, linhas de pesquisa, processo de seleção, entre outros.

Pós-Graduação em Psicologia (UFSCar)

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – PPGPsi – foi construída com base na experiência acumulada do corpo docente proponente, em duas linhas de atuação: a construção do Curso de Graduação em Psicologia e o desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na UFSCar. As metas principais do programa são balizadas pelas necessidades de desenvolvimento científico da Psicologia, porém, a definição da área de concentração em Comportamento e Cognição, é resultado das condições existentes, especialmente as competências do corpo docente, organizado em grupos de pesquisa que vêm desenvolvendo investigações originais sobre processos comportamentais e cognitivos com resultado e contribuições reconhecidas como relevantes no cenário nacional e internacional (como sugere a produção bibliográfica) e que constituem um ambiente acadêmico científico propício para a formação de mestres e doutores (do site em 30/05/2016).

Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (PUC-SP)

Programa nota 5 pela avaliação da CAPES no triênio 2010-2012, o “programa caracteriza-se por um recorte epistemológico, metodológico e conceitual sob a perspectiva do Behaviorismo Radical e da Análise Experimental do Comportamento. Isto significa que a especificidade do programa não será encontrada no destaque de algumas das áreas de atuação que têm sido tradicionalmente abarcadas pela prática profissional do psicólogo (por exemplo, clínica, educacional, organizacional, comunitária etc.). A especificidade também não será encontrada na ênfase em algum tipo especial de pesquisa (por exemplo, básica, aplicada, conceitual, empírica, experimental etc.). Tendo em vista o recorte adotado, a capacitação do estudioso do comportamento pauta-se pelo domínio de todos os instrumentos necessários para a Análise do Comportamento, onde quer que esta análise deva ser aplicada. Mais do que isto, ainda que na sua origem a abordagem tenha se caracterizado pelo privilégio quase exclusivo da pesquisa experimental em laboratório com sujeitos infra-humanos, no seu percurso histórico pesquisas com outras características – conceituais, históricas, estudos de caso, exploratórias etc. – têm se mostrado como recursos importantes na produção e extensão do conhecimento que hoje constituí a Análise do Comportamento” (do site em 30/05/2016). Vale a pena conferir o histórico e objetivos do Programa! Os links conduzem à história do programa, linhas de pesquisa, corpo docente e discente do programa, estrutura curricular, disciplinas, perguntas freqüentes, entre outros. .

Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA)

Um ótimo programa de pós-graduação para os interessados em Análise do Comportamento, recebeu nota 5 pela avaliação da CAPES no triênio 2010-2012. “O Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento(NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciou suas atividades em 1987 com o curso de Mestrado Acadêmico em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento. O curso de Doutorado passou a ser oferecido a partir do ano 2000. […] É constituído a partir de duas Áreas de Concentração: Psicologia Experimental e Ecoetologia; e de quatro linhas de pesquisa. A área de Psicologia Experimental é formada pelas seguintes linhas: Análise Experimental do Comportamento: Bases Experimentais e Histórico-Conceituais; e Desenvolvimento de Tecnologia Comportamental. Já a área de Ecoetologia é estruturada a partir das seguintes linhas: Ecologia do Desenvolvimento Humano; e Etologia e Comportamento Animal (do site em 30/05/2016). Não deixe de visitar a página da Escola Experimental de Primatas.

Blog/Site Pessoal

Blog do Grupo de Pesquisa em Psicobiologia – UEL

Nesse blog você pode ter acesso a diversos temas comportamentais, os quais são abordados com enfoque biológico. A finalidade do blog é de troca rápida de informações entre os integrantes do grupo, assim como de “janela” para as demais pessoas “darem uma olhadinha” nas atividades do grupo. São comentados estudos que repercutem na grande mídia, com o acréscimo da referência para o artigo original (o que geralmente não acontece na grande mídia). De quebra, enquanto lê o blog, você pode ouvir uma rádio de soul com músicas selecionadas pelo coordenador do grupo (Prof. Dr. Célio Estanisláu).

Departamento de Ensino

O Blog foi assim descrito por Arthur Damião Médici: A proposta do blog é descrever práticas adequadas ou que devem ser evitadas em situações de ensino diversificadas baseadas em experiências, procurando apresentar condições antecedentes e subsequentes aos quais os agentes educativos devem prestar atenção. Os textos têm embasamento na análise do comportamento mas são direcionados a agentes educacionais em geral, então, não contam com a terminologia específica da abordagem.

Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia (RIPeHP)

O RIPeHP é o blog da Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia. Os principais objetivos da rede são: 1) Dar visibilidade ao que se produz no campo da História da Psicologia e 2) Aproximar pessoas interessadas em História da Psicologia. A rede nasceu em 2010 no Rio de Janeiro e já promoveu encontros em Medellín (Colômbia) e Buenos Aires (Argentina). A rede congrega grupos já existentes, como o GT (Grupo de trabalho) de História da Psicologia da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) e o GT de História da Psicologia da SIP (Sociedade Interamericana de Psicologia).

Verônica Bender Haydu

O site apresenta uma breve descrição da carreira da Profª Drª Verônica Bender Haydu, bem como das atividades de ensino, dos temas e projetos de pesquisa por ela desenvolvidos. Dá acesso a publicações científicas e a uma série de textos curtos que tratam de questões psicológicas do dia-a-dia das pessoas em sociedade, com destaque para aspectos do relacionamento conjugal e da educação de filhos. Podem ser encontradas, nesses textos, algumas sugestões de como melhorar as nossas interações familiares.

Outros

Darwin Online

O site está em inglês e é o mais completo site com os trabalhos de Charles Darwin (que dispensa apresentações). Ao entrar na página, você verá no menu superior o item [About Us]. Ao clicar ali, você será levado à página com links que contará um pouco do site. Uma ótima fonte de consulta!

Scientific American Brasil (Sciam)

Uma das melhores, se não a melhor, revista de divulgação científica brasileira da atualidade. Matérias sérias, nem sempre de fácil compreensão para o público completamente leigo. A Sciam é publicada no Brasil pela Duetto Editorial. “Fundada em abril de 2001, a Duetto Editorial é resultado da associação de duas importantes editoras brasileiras, a Ediouro Publicações, com sede no Rio de Janeiro, e a Editora Segmento, com sede em São Paulo” (do site em 20/02/2006). A Scientific American americana é publicada desde 1845 e, desde então, “vem acompanhando passo a passo o progresso da ciência e da tecnologia, noticiando as últimas invenções, apontando novas tendências e prevendo futuros desenvolvimentos” (do site em 20/02/2006). Scientific American é hoje um pool internacional de publicações. Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália, Espanha e Japão, são alguns dos países que publicam, em suas línguas, esta prestigiada revista de renome internacional. O site indicado está em português mas, para quem domina, vale a pena visitar o site em inglês. As publicações internacionais não são uma mera tradução da revista americana.