Laboratório de Análise Experimental do Comportamento Humano (LAECH)

O laboratório mede aproximadamente 27 m2. A edificação do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina, onde se localiza o laboratório, foi erigida sobre estacas tipo strauss, vigas baldrames de concreto armado e paredes de blocos de concreto estrutural no contorno predial (a parede oposta à entrada do laboratório – onde ficam as janelas – é desse tipo 1de material). A parte interna foi construída em gesso acartonado (paredes laterais e a da porta de entrada) e forro em PVC. A altura, do piso ao forro é de 3,15 metros. O laboratório possui quatro salas experimentais de, aproximadamente, 3 m2 cada.

Cada sala está marcada com um número de 1 a 4 na figura “Esboço do LAECH”. As salas experimentais foram construídas com divisória naval com miolo celular (colméia) em papel Kraft de alta gramatura revestidos em dupla face com chapas de duraplac. Os painéis são sustentados por estrutura em perfis de aço galvanizados. Essas paredes divisórias medem 2,10 m de altura e não possuem teto. (Para uma noção da altura da divisória em relação ao foro do laboratório, ver Figura 14). A iluminação do laboratório – e das salas experimentais – é fornecida por 12 lâmpadas de 127V e 32W cada (ver porção superior da Figura 14) e por luz natural – fornecida pelas janelas localizadas no lado oposto da porta de entrada do laboratório (ver Figura 15).

1As Figuras 1 e 2 mostram a primeira sala experimental do laboratório (marcada com o número 1 no “Esb2oço do LAECH”). A Figura 1 exibe a visão da porta de entrada da sala experimental e a Figura 2 exibe a visão superior. Nesta sala há , sobre uma mesa de 150 x 65 cm, um microcomputador completo (CPU, monitor com caixas de som acopladas, teclado e mouse), além de um gravador com fone de ouvido (lado direito da Figura 1). (O gravador e o fone de ouvido são vistos em detalhes nas Figuras 5 e 7, respectivamente). Junto à mesa encontra-se uma cadeira. Desde o segundo semestre de 2008 não há mais gravadores na sala, apenas os fones de ouvido.

É possível ver, n3as Figuras 3 e 4, a segunda sala de coleta de dados do laboratório (marcada com o número4 2 no “Esboço do LAECH”). A Figura 2 exibe a visão da porta de entrada da sala experimental e a Figura 4 exibe a visão superior. Esta sala é composta por itens semelhantes ao da sala anterior.

As Figuras 5 e 6 exibem os gravadores utilizados durante a coleta de dados para tocar uma fita K-7 com um “ruído branco” (som de um rádio fora de estação). Desde 2008 utiliza-se um CD tocado no próprio computador para a emissão do ruído branco (ainda pelos fones de ouvido). Como as divisórias das salas experimentais não garantem o isolamento acústico necessário e a parte superior das salas experimentais é aberta para iluminação e ventilação, o ruído tem a função de produzir um “isolamento” acústico durante as sessões experimentais impedindo que o participante escute 5o ruído do clique do mouse ou do teclado de outra sala experimental, bem como outros ruídos que pudessem6 perturbar o desempenho na tarefa.

O equipamento utilizado, até 2008, era composto por um gravador Panasonic® Slim Line, modelo RQ-2103 (Figura 5) e um mini gravador Sony® modelo TCM 353V (Figura 6). Eventualmente, outros toca-fitas eram utilizados quando alguns desses modelos estavam em manutenção. A Figura 7 exibe a imagem de um dos dois fones de ouvido que, atualmente, são acoplados aos microcomputadores. Ambos são da marca Grove, modelo HD-3030. Os fones possuem ajustes de volume e operam em mono. Quaisquer outros equipamentos com funções similares podem ser utilizados para isolamento acústico (inclusive, ventiladores, som ambiente em todo laboratório etc.).7

8As Figuras 8, 9, 10 e 13 9exibem a simulação de um participante experimental durante uma sessão de coleta de dados na primeira sala de teste do laboratório (marcada com o número 1 na figura com o ‘Esboço do LAECH”). (O reflexo luminoso que aparece no monitor do microcomputador na Figura 8 é do flash da máquina fotográfica. Não há nenhuma luz incidindo sobre o monitor nesse ângulo de visão). As três primeiras salas de testes (marcadas com os números de 1 a 3 na figura com o ‘Esboço do LAECH”) são iluminadas por luz artificial fornecidas pelas lâmpadas do laboratório (descritas anteriormente). Apenas a última sala de teste (marcada com o número 4 na figura com o ‘Esboço do LAECH”) é iluminada com luz artificial e natural.10

11As F12iguras 11 e 12 exibem a imagem da janela de observação localizada nas portas das salas experimentais. As janelas medem 18 cm de largura por 23 cm de altura, com vidros lisos de 3 mm de espessura cada, sustentados por estrutura em perfis de aço galvanizados. A estrutura inferior da janela de observação localiza-se a 1,46 m do piso. A Figura 13 exibe uma imagem de uma sessão experimental simulada vista da janela de observação da primeira sala de teste.13

14A15 Figura 14 exibe a imagem da porta do interior do laboratório visto a partir da parede onde se localizam as janelas. É possível ver a porta de entrada no lado esquerdo da foto e as paredes divisórias das salas experimentais no lado direito da imagem. Na Figura 15 pode ser visto, entre outras coisas, as mesas, computadores e o armário, localizados ao longo da parede direita de quem entra no laboratório. Este espaço é utilizado pelos alunos para tabulação e análise de dados. É possível ver também as janelas na parede ao fundo (porção superior esquerda da figura).