Dicas para alunos

Você encontrará, em cada aba, diversos links que poderão ser úteis na sua vida acadêmica. Alguns links são exclusivos para alunos da Universidade Estadual de Londrina. Além deles, você poderá se beneficiar visitando as páginas de “Sugestões de Livros” e de “Vídeos“, além da página de “Links” desse site.


Um excelente trabalho acadêmico é, entre outras coisas, um trabalho bem escrito! Escrever trabalhos acadêmicos (TCC, Dissertações, Teses, artigos etc.) não é fácil. Por isso, seguem algumas dicas de sites nos quais você poderá aprender (mais) sobre como escrever um trabalho científico.

Método Científico

(Prof. Dr. Bruno Sampaio Sant’Anna)

Canal é devotado a contribuir para a formação científica de alunos de iniciação científica e pós graduação. O conteúdo do canal é voltado para métodos científicos associados a escrita, análise de dados e figuras e todas as técnicas relacionadas ao conhecimento científico de forma geral (do canal do Youtube em 21/06/2021).

Escrita Científica

(Prof. Dr. Valtencir Zucolotto)

Esta plataforma de ensino a distância (EAD) foi especialmente desenvolvida para o treinamento na área de Escrita Científica. O site traz uma série de materiais, incluindo apostilas e vídeo-aulas, baseados em mais de uma década de experiência do Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, na criação e aplicação de cursos e minicursos em Escrita Científica, e como Editor Associado de Revistas Científicas Internacionais. Nessa nova versão do curso, totalmente reformulada e ampliada, os cursos são separados por grandes áreas, buscando-se reconhecer e aplicar as particularidades pertinentes de cada área no processo de escrita de artigos de alto impacto. Os cursos são apresentados em 8 módulos, contendo 3 partes: Estrutura, Linguagem e o Processo Editorial, e foram desenvolvidos especialmente para qualificar cientistas, pesquisadores e alunos de pós-graduação para o processamento e produção de Artigos Científicos de Alto Impacto (do site em 14/12/2016).

Curso Método Lógico para Redação Científica

(Dr. Gilson Luiz Volpato)

Você pode acessar no YouTube o curso do Dr. Volpato . Há 42 vídeos com o curso elaborado em parceria com a UNESP. Acesse o vídeo da AULA 01 – INTRODUÇÃO no Youtube e, a partir daí, vá acessando os outros 41 vídeos (que vão aparecer como opção para você).