Capítulos de livros

  • Almeida, K. A.; Madi, L. H. G.; Trevisan, G.; de Lima, P. R. C. & Costa, C. E. (2016). Efeitos de uma história de VR sobre o comportamento de humanos em VR (ou VI), VT e extinção. In: Josiane Cecília Luzia; Guilherme Bracarense Filgueiras; Alex Eduardo Gallo; Jonas Gamba. (Org.). Psicologia e análise do comportamento: saúde, educação e processos básicos (Vol. 1, pp.107-121). Londrina, PR: Universidade Estadual de Londrina.

  • Cavalheiro, M. C.; Costa, C. E.; Carmona, L. F. & Banaco, R. A. (2016). O efeito da manipulação das regras e do programa de reforço em vigor sobre a mudança comportamental. In: Josiane Cecília Luzia; Guilherme Bracarense Filgueiras; Alex Eduardo Gallo; Jonas Gamba. (Org.). Psicologia e análise do comportamento: saúde, educação e processos básicos (Vol. 1, pp.122-134). Londrina, PR: Universidade Estadual de Londrina.

  • Soares, P. G., & Costa, C. E. (2016). Somos todos produtos da nossa história comportamental. In P. G. Soares, J. H. Almeida, & C. R. X. Cançado (Eds.), Experimentos Clássicos em Análise do Comportamento (Vol. 1, pp. 24-35). Brasília, DF: Instituto Walden4.

  • Costa, C. E., & Cançado, C. R. X. (2016). Quando o mundo interage com o que é dito sobre o mundo: o comportamento governado por regras. In P. G. Soares, J. H. Almeida, & C. R. X. Cançado (Eds.), Experimentos Clássicos em Análise do Comportamento (Vol. 1, pp. 205-221). Brasília, DF: Instituto Walden4.

  • Soares, Paulo Guerra; Cirino, Sérgio Dias; Cançado, Carlos Renato Xavier & Costa, Carlos Eduardo (2016.) “Na Natureza Selvagem”: Análise Funcional e o Ensino de Conceitos da Análise do Comportamento. Em: Ana Karina Curado Rangel de-Farias; Michela Rodrigues Ribeiro. (Org.). Skinner vai ao Cinema (Vol. 3, pp. 9-25), Brasília, DF: Instituto Walden4.

  • Banaco, R. A.; Zamignani, D. R.; Costa, C. E. & Dantas, M. R. (2015). Modelos Experimentais da Depressão. Em: Ana Carolina de Carvalho Pacheco Bittencourt; Esequias Caetano de Almeida Neto; Natalie Brito Araripe. (Org.). Depressão: Psicopatologia e Terapia Analítico Comportamental (2ª ed.; pp. 37-56). Curitiba, PR: Juruá.

  • Costa, C. E. & Soares, P. G. (2014). História comportamental: definições e experimentação. Em: V. B. Haydu, S. A. Fornazari, & C. R. Estanislau (Eds.), Psicologia e análise do comportamento: conceituações e aplicações à educação, organizações, saúde e clínica (pp. 61-90). Londrina, PR: Universidade Estadual de Londrina.

  • Ferreira, A. C. M.; Gris, G.; Oliveira, G. T.; Alves, H. W.; Haydu, V. B.; Costa, C. E. & Souza, S. R. (2012). O uso de jogos como instrumentos para o ensino de princípios/conceitos de Análise Experimental do Comportamento. Em: Verônica Bender Haydu; Silvia Regina de Souza. (Org.). Psicologia Comportamental Aplicada: Avaliação e intervenção nas áreas da saúde, da clínica, da educação e do esporte (Vol. 2, pp. 269-293). Londrina, PR: Eduel.

  • Costa, Carlos Eduardo; Moreira, Elen Gongora & Luppi, Regina Ferreira (2012). O comportamento nas redes sociais e as implicações para a imagem profissional. Em: Valdo Rezende (Org.). Um Profissional para 2020 (pp. 49-61). Jandira, SP: B4 Editores.

  • Costa, Carlos Eduardo (2006). Softwares para Pesquisa: relato de experiência. Em: Oliver Zancul Prado; Ivelise Fortim; Leonardo Consentino. (Org.). Psicologia e Informática: produções do III Psicoinfo e II Jornada do NPPI (pp. 168-177). São Paulo, SP: Conselho Regional de Psicologia: CRP/SP.

  • Sampaio, A. C. P.; Souza, S. R. & Costa, C. E. (2004). Treinamento de mães no auxílio à execução da tarefa de casa. Em: Maria Zilah da Silva Brandão; Fatima Cristina de Souza Conte; Fernanda da Silva Brandão; Yara Kuperstein Ingberman; Vera Lucia Meneses Silva; Simone Martins Oliani (Org.). Sobre Comportamento e Cognição: Estendendo a Psicologia Comportamental e Cognitiva aos contextos da saúde, das organizações, das relações pais e filhos e das escolas (Vol. 14, pp. 295-309). Santo André, SP: ESETec.