Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição (A. C. Catania)

Catania, A. C. (1999). Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição (4ª ed). Porto Alegre: Artmed. (Trabalho original publicado em 1998).

Título original: Learning
Coordenação geral e supervisão técnica da tradução: Deisy das Graças de Souza.


capa-catania-miniTrata-se da tradução da 4ª edição do livro Learning de A. C. Catania. Este livro oferece o tratamento mais abrangente e abalizado da aprendizagem, a partir de uma perspectiva da Análise Experimental do Comportamento.

A abordagem do autor ilustra que mesmo os tipos mais complexos de aprendizagem humana podem ser abordados a partir de uma perspectiva analítico-comportamental.

Catania busca mostrar que apesar de particularidades únicas (e.g., o comportamento verbal) os seres humanos compartilham uma herança evolutiva com organismos de outras espécies e, portanto, “… as propriedades da aprendizagem animal provavelmente são relevantes para a aprendizagem em humanos” (p. vii).

Apesar do livro não procurar descrever a filosofia da Análise do Comportamento1, fica claro com sua leitura que adotar uma visão analítico-comportamental “… não implica em excluir aspectos do comportamento humano, como o pensar, o sentir e o imaginar” (p. vii). “Para os que gostam de pensar emcatania_charlie termos de paradigmas científicos e de mudanças de paradigma2, este livro ilustra um paradigma que emergiu entre os analistas do comportamento em anos recentes; tendo a seleção como mecanismo central, ele engloba todos os fenômenos do comportamento. Assim tópicos muitas vezes considerados do âmbito exclusivo da Psicologia Cognitiva contemporânea serão tratados juntamente com outros mais tradicionalmente considerados comportamentais” (p. vii).

Não é um livro fácil de ler, especialmente se você não está acostumado com a leitura de textos de Psicologia Experimental. Praticamente todos os tópicos abordados pelo autor são amplamente ilustrados por relatos de experimentos (o que é ótimo!). É uma leitura imprescindível para quem pretende iniciar-se seriamente na Análise Experimental do Comportamento.

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1. Este tema é muito bem tratado no livro “Compreender o Behaviorismo” de Baum.
2. Ver, por exemplo, o livro “A Estrutura das Revoluções Científicas” de Thomas S. Kuhn.


SUMÁRIO

PARTE I – Introdução
Capítulo 1 – Aprendizagem e Comportamento
A. A Linguagem da Aprendizagem e do Comportamento
B. Antecedentes, Comportamento, Conseqüências

Capítulo 2 – Uma Taxonomia do Comportamento
A. A Observação do Comportamento
B. A Apresentação de Estímulos
C. Operações Conseqüenciais
D. Operações de Sinalização ou de Controle de Estímulo
E. Estabelecendo a Efetividade das Conseqüências F. Resumo

PARTE II Comportamento Sem Aprendizagem
Capítulo 3 – Evolução e Comportamento
A. A Natureza da Evolução
B. Filogenia, Ontogenia e Comportamento

Capítulo 4 – Comportamento Eliciado e Comportamento Emitido
A. O Reflexo: Eliciação
B. Do Comportamento Eliciado ao Comportamento Emitido

PARTE III – Aprendizagem Sem Palavras
Capítulo 5 – As conseqüências do Responder: Reforço
A. Reforço e Extinção
B. Os Reforçadores como Oportunidades para o Comportamento

Capítulo 6 – As Conseqüências do Responder: Controle Aversivo
A. Punição
B. Reforço Negativo: Fuga e Esquiva

Capítulo 7 – Operantes: A Seleção do Comportamento
A. Modelagem: Reforço Diferencial de Aproximações Sucessivas
B. Diferenciação e Indução
C. A estrutura Operante

Capítulo 8 – Operantes Discriminados: Controle de Estímulo
A. A Natureza dos Operantes Discriminados
B. Cognição Animal

Capítulo 9 – Discriminação Condicional e Classes de Ordem Superior
A. Dimensões Relacionais de Estímulos
B. Classes de Comportamento de Ordem Superior
C. Fontes do Comportamento Novo

Capítulo 10 – Esquemas de Reforço
A. Esquemas de Razão Variável e de Intervalo Variável
B. Esquemas de Razão Fixa e de Intervalo Fixo
C. A Terminologia dos esquemas de Reforço

Capítulo 11 – Combinações de Esquemas: Síntese Comportamental
A. Esquemas Múltiplos e Mistos
B. Esquemas Encadeados, Tandem e de Segunda Ordem
C. Esquemas Concorrentes
D. Combinações de esquemas e Síntese Comportamental

Capítulo 12 – Comportamento Respondente: Condicionamento
A. Reflexos Condicionais
B. Interações Operante-Respondente: Emoção
C. Limites Biológicos da Aprendizagem

Capítulo 13 – Aprendizagem Social
A. Tipos de Contingências Sociais
B. Revisão

PARTE IV – Aprendizagem Com Palavras
Capítulo 14 – Comportamento Verbal: A Função da Linguagem
A. Correspondências entre as Classes Vocais e as Classes escritas
B. Comportamento Intraverbal
C. O Contato do Comportamento Verbal com o Ambiente
D. Comportamento Verbal Condicional sobre Comportamento Verbal

Capítulo 15 – Comportamento Verbal e Comportamento Não-Verbal
A. Conseqüências dos Operantes Verbais
B. Comportamento Governado Verbalmente e Comportamento Modelado por Contingências
C. Correspondências entre Dizer e fazer
D. O Comportamento do Ouvinte ou do Leitor
E. Comportamento Verbal e Linguagem Infra-Humana

Capítulo 16 – Psicolinguística: A Estrutura da Linguagem
A. Sintaxe: A Estrutura Gramatical da Linguagem
B. Semântica: O Significado das Unidades Verbais
C. Algumas Propriedades da Linguagem

Capítulo 17 – Aprendizagem Verbal e Transferência
A. Procedimentos da Aprendizagem Verbal
B. Transferência

Capítulo 18 – As funções do Lembrar
A. Mnemônica
B. A Metáfora do Armazenamento, da Retenção e da Recuperação
C. Metamemória

Capítulo 19 – A Estrutura do Lembrar
A. Memória Icônica: Os Efeitos Persistentes dos Estímulos
B. Memória de Curto Prazo: O Papel do Ensaio
C. Memória de Longo Prazo: Interferência e Esquecimento
D. A Estrutura da Memória: O que é lembrado?

Capítulo 20 – Cognição e Resolução de Problema
A. Processos Cognitivos
B. Resolução de Problemas

PARTE V – Conclusão
Capítulo 21 – Estrutura e Função na Aprendizagem
A. Duas Psicologias da Aprendizagem: Uma História Condensada
B. Estrutura e Função
C. Aprendizagem e Evolução
D. Análise do Comportamento e Síntese do Comportamento

Glossário
Créditos das Ilustrações
Referências Bibliográficas
Índice