Histórias impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores (Efraim Rodrigues)

Rodrigues, E. (2008). Histórias implublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Londrina: Editora Planta.


efraim_livroTrata-se de um livro divertido, no qual o autor conta suas experiências acadêmicas, mas não como uma auto-biografia.

Seu objetivo é “conversar” com o leitor sobre as instituições acadêmicas e de pesquisa e seus “habitantes”. O livro pode ser um “guia de viagem” para quem pretente se aventurar por essas terras.

A proposta do livro é muito bem apresentada pelo autor no trecho que se segue. “Ao longo dos anos, fui colecionando algumas histórias acadêmicas para acalmar alunos e colegas aflitos. Na hora certa eu as retiro da algibeira e a pessoa percebe que não é a única e nem a primeira naquela situação. Além de trazer algum conforto, as histórias dos outros nos fazem pensar em como serão os próximos capítulos da nossa novela acadêmica. Há alguns anos tive que contar muitas delas para uma classe com uma data iminente de entrega de um trabalho, e percebi que as histórias eram tantas que estava começando a esquecer algumas. Daí resolvi juntar e organizar tudo aquilo, pensando também nos tantos alunos aflitos mundo afora. O ilustrador Orlando Pedroso da Folha de São Paulo foi o primeiro a ler o livro para criar suas imagens. Se este livro criar na sua mente a mesma riqueza de imagens que criou na do Orlando, ele cumpriu sua finalidade. Uma das histórias impublicáveis é dos meus tempos em Harvard, quando tive que adquirir uma casca, uma proteção contra o lado destrutivo da crítica. Aquilo era o Festival Internacional de Crítica. Criticava-se o que se conhecia e o que nunca se tinha ouvido falar. Criticava-se para fazer amigos e inimigos… Meu grande esforço então era tentar ouvir o conteúdo delas, independente de suas variadas origens: vontade sincera de contribuir, inveja, precaução, despeito… Já acompanhei muitas histórias se repetindo. Uma novela muito parecida com a sua está aqui dentro e melhor ainda, incluindo os próximos capítulos“.

Vale a pena ler o livro! É, em certo sentido, leve e despretencioso. Mas pode ser fundamental para alunos iniciantes na carreira científica e para professores e orientadores pensarem sobre alguns aspectos de sua profissão.


SUMÁRIO

Prefácio

VOCÊ
Você e seu orientador
Teimosia e persistência
Crítica
Sua família e você
Ansiedade
Desistindo do trabalho acadêmico
Grupo de trabalho
Tempo de elaboração
A curva de aprendizado
Fora do país
Sorte e criatividade

SUAS FERRAMENTAS
Redação
Projeto
Refinamento da linguagem
Leitura
Voz passiva e arrogância científica
E daí?
Inglês
Estatística
Imagens
Informação e sua organização
Falando em público
Jargão
Humor
Divulgação
Rede de contatos

SEU TRABALHO ACADÊMICO
Tema
A abrangência do tema
Projeto
Hipótese
Título
Método
Revisões
Revisão de literatura
Dedicatórias e agradecimentos
Citação
Formato
Tamanho
Fraude
Artigo científico
Livro
Fim


Efraim Rodriguesefraim, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.